A realidade é tão real quanto observar um fractal por um caleidoscópio.

Programa Agartha

O Programa Agartha é um sistema de “Introdução à Ciência Sagrada” criado por Federico Gonzales com a colaboração de Francisco Ariza, Fernando Trejos, José Manuel Río, L. Herrera, Mª. V. Espín e Mª. A. Díaz
A Tradução para a língua portuguesa foi feita por Igor Silva.

PREFÁCIO
O Agartha é um Programa, uma didática, um curso gradual que, seguindo com fé e concentração produz os resultados previstos por aqueles que o criaram, pois suas próprias experiências no trabalho interno e no conhecimento do Si Mesmo se encontram nele expressadas. É um Ensinamento que requer paciência e vontade para desenvolver a energia chamada inteligência; isto é igual a querer aprender verdadeiramente a pensar, para o qual é necessário um treinamento, que o Programa brinda. Requer-se do aluno estudo e dedicação e, sobretudo, da entrega à sua sensibilidade e a seu reto juízo.

Agartha é um compêndio que traduz hoje em dia a Doutrina e a Tradição de todos os povos e tempos sob a forma da Tradição Hermética. Seu curso está especificamente desenhado para promover o Conhecimento pela efetividade de sua realização. No conjunto de suas lições e temas, tratam-se os veículos Herméticos (Tarot, Alquimia, Aritmosofia, Cabala, Astrologia, Simbolismo), bem como Filosofia, Metafísica, Cosmogonia, Mitologia, e de maneira particular os símbolos universais e as artes liberais. Também se refere à Arte como forma de ver (poesia, literatura, música, teatro, dança, arquitetura, artes plásticas), à História (sagrada) e à (autêntica) Ciência. Este método, ou melhor, este meio, inclui igualmente figuras e gravuras; o visual tem um papel importante nele.

Como se poderá observar, o entrecruzamento rítmico, periódico, cíclico e harmonioso destes temas produz uma série de inter-relações, o que nos obriga a estabelecer vínculos insuspeitados entre eles, que se vão complementando uns aos outros e ampliam e alumiam nosso meio, a par que se desperta a consciência. Os exercícios e práticas que esta Introdução oferece coadjuvam à conquista de suas realizações. Por isso, os que participam dela estão seguros de obter resultados positivos com pessoas que se interessam por descobrir os mistérios que levam dentro de si mesmos e que também observam no mundo.

Esta transmissão de idéias-força, de Conhecimento, liga os integrantes do Programa Agartha, homens e mulheres de muitas nacionalidades, pessoas que vivem em distintos países e que entre elas não se conhecem, mas que trabalham unidos por esse vínculo invisível expressado neste manual.

Não somos uma seita, nem realizamos cerimônias, nem estamos organizados de maneira pseudo-religiosa nem de nenhuma outra forma, mas cremos que, em razão dos tempos obscuros aos quais nos tocou viver, esta Introdução à Ciência sagrada cumpre neste momento uma função transcendente relacionada com o renascimento dos valores adormecidos no homem contemporâneo. Os seres atuais funcionamos com apenas uma mínima parte das possibilidades que se lhe entregaram ao ser humano. Portanto vivemos uma vida que está por debaixo de nós mesmos. Resgatar as potencialidades individuais, hoje praticamente esquecidas, é a função desta Introdução, pondo especial ênfase na regeneração do ser, o que dá por fruto um mundo mais harmonioso e digno de ser vivido tal qual se lhe brindou ao homem na liberdade de sua natureza e que este desconhece na agitação da existência cotidiana.

Você se ligou com o Agartha e tem neste momento a oportunidade de começar uma nova etapa, inteiramente diferente, e de conhecer um mundo maravilhoso, desgraçadamente quase que totalmente ignorado pela generalidade dos que nos rodeiam. Você está se pondo em comunicação com a Ciência sagrada e deste modo com a energia-força que a constitui, cujas emanações fizeram possível à realização de Mestres, Instrutores e Iniciados em todos os tempos e lugares. Você pode realizar algo incrível consigo mesmo, ainda que neste momento não o veja com clareza ou não disponha dos elementos e do método para efetuá-lo. A Ciência sagrada é a ponte entre a realidade já conhecida e outra desconhecida, face à qual nossas fantasias mais audazes se apequenam. Agartha é revolucionário, pois propõe uma transformação, uma autêntica transmutação interior que faça possível o nascimento das potencialidades adormecidas do Homem Verdadeiro.

Esta nova aprendizagem tem de ser gradual e ordenada. E o aspirante percorrerá um caminho, participará de um processo, que se refletirá em si mesmo e nas pessoas e coisas à sua volta de uma maneira quase mágica. O mundo misterioso dos símbolos será nosso guia neste percurso paulatino, e eles se manifestarão também em nosso pensamento e nas ações e fatos de nossa vida diária, fazendo-nos viver um mundo mais rico, feliz e assombroso, que cada homem ou mulher, sem discriminação de idade, raça ou condição, pode adquirir, pois se trata de descobrir o que leva dentro, ainda que o desconheça ou apenas o suspeite. Para este fim nos valeremos dos símbolos fundamentais da Arte e da Ciência sagrada, tal qual no-los legou a Tradição Hermética, com a vantagem de que estes veículos e técnicas poderão ser aprendidos e praticados sem necessidade de mudar o ritmo da existência cotidiana.

Como já se disse, alguns dos métodos e meios de que se vale este Programa para transmitir o Ensino e o Conhecimento de outra realidade à que se aspira são: Cabala, Aritmosofia, Alquimia, Astrologia, Cosmogonia, Metafísica, Teurgia, etc. Mesmo assim, faz-se especial empenho no vínculo com a Arte (Música, Dança, Plástica, Arquitetura, Literatura, etc.) como forma de Conhecimento e tomada como veículo apto para a contemplação da Beleza. Igualmente se insiste numa relocação quanto às ciências modernas. Tudo isto gera outra dimensão do espaço e do tempo que, no entanto, está ocorrendo aqui e agora no mais oculto do coração do homem; o que constitui seu autêntico Ser, sua Identidade, o Alfa e o Ômega destes estudos e trabalhos.

A estes efeitos, brinda-se ao leitor uma preparação teórico-prática, alternando as distintas disciplinas de forma gradual e em ordem analógica. Recomenda-se especialmente a meditação sobre os textos e a realização de determinadas práticas e exercícios, cuja singeleza, pois, são desde todo ponto de vista inofensivos, não os fazendo, por isso, menos efetivos, já que são capazes de atuar como despertadores de nossa consciência adormecida. A gota d’água fura a pedra.

Esta Introdução à Ciência sagrada sintetiza uma enorme bibliografia Hermética que corresponde à voz da Sabedoria de todos os tempos e espaços geográficos, encarnada em Mestres que guiam e fundamentam os Ensinamentos do Agartha. O Programa também age como uma terapia, ordenando nossa psique e dando sentido a nossa vida, para todos aqueles que se abrem a seu entendimento e trabalham em sua realização.

Crescer é uma oportunidade e um direito que todos os homens possuímos. Se tudo está na mente e no coração do homem, é muito importante que este reconheça sua própria natureza e aja de acordo com ela. A seu nível, não há nada mais importante do que o próprio homem. E conhecendo este suas infinitas possibilidades, e também suas limitações, poderá achar paz para si, fortuna em seu trabalho e alegria geral.

Queremos lembrar aqui algumas noções fundamentais que René Guénon expressa em sua Aperçus sur l’Initiation:

– …todo conhecimento é essencialmente uma identificação…

– …este conhecimento só é possível porque o ser, que é um indivíduo humano num certo estado contingente de manifestação, é também outra coisa ao mesmo tempo…

– Todo conhecimento, ao qual se possa chamar verdadeiramente iniciático, resulta de uma comunicação estabelecida conscientemente com os estados superiores [do ser]…

– O conhecimento direto da ordem transcendente, com a certeza absoluta que implica, é evidentemente, em si mesmo, incomunicável e inexprimível; toda expressão, sendo necessariamente formal por definição mesma e, por conseguinte, individual, é-lhe por isso inadequada e não pode dar dele (…) mais do que um reflexo na ordem humana…

– … todo conhecimento exclusivamente ‘livresco’ não tem nada em comum com o conhecimento iniciático, inclusive contemplado em seu estado simplesmente teórico…

Afirmando como uma das condições da iniciação:

– O trabalho interior, pelo qual este desenvolvimento será realizado gradualmente, cabe-se com o auxílio de ‘adjuvantes’ ou de ‘suportes’ exteriores, sobretudo nos primeiros estágios, fazendo passar o ser, de degrau em degrau, através dos diferentes estados da hierarquia iniciática, para conduzi-lo ao objetivo final da ‘Liberação’ ou da ‘Identidade Suprema’.

O propósito do Programa é espiritualizar a matéria e materializar o espírito. Para esse fim, convém pôr-se à faina sem dilação e ir diretamente à prática dos veículos e exercícios Herméticos que oferece a presente Introdução, começando pelo nível mais singelo: a memorização e familiarização com símbolos e ritos. Com o seu desenvolver, ir-se-á relacionando a prática com a doutrina.

Este Programa de ensino compreende três módulos de um semestre cada um, relacionados com três graus ou níveis de estudo. Os capítulos estão numerados para seguir sua ordem didática determinada –em vermelho à margem esquerda. Ao final de cada Módulo se inclui seu índice.

Nota. Pela mesma natureza “virtual” do meio através do qual se difunde este Ensino, recomenda-se a impressão em papel destes textos, o que favorecerá seu estudo, a concentração e a meditação necessários.

ÍNDICE:

Módulo I
Primeiro Semestre de Estudo

Módulo II
Segundo Semestre de Estudo

Módulo III
Terceiro Semestre de Estudo

Baixar
Arquivos comprimidos

Anúncios

2 Respostas

  1. Pingback: O que é Magia? « Jedi Teraphim

  2. Bruno Mais

    É o esencial para despertar!

    10/08/2011 às 11:51

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s